#PlasticFreeBagDay - Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

A chamada para a sustentabilidade começa sempre por um pormenor. Comigo foram os sacos.

Há quem reveja a vida em peças de roupa, eu assinalo a minha em sacos. Provavelmente, por andar sempre a transportar coisas de um lado para o outro e, seguramente, por achar um desperdício todos aqueles sacos plásticos de utilização única, que demoram mais tempo a serem produzidos, transportados e posteriormente a se desintegrarem, do que a cumprir a sua função.

Assim, neste Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, promovido pela Zero Waste Europe, deixo aqui uma retrospetiva dos meus sacos reutilizáveis, em jeito de dica, esperando que te possa inspirar a fazeres esta troca simples e bem mais sustentável, para o ambiente e para a carteira.




Foto 1 – Saco plástico encontrado a passear pelo Parque do Vinhal. Recolhido e aproveitado para apanhar o restante lixo circundante.

Foto 2 – Só a vontade de fazer sacos é que me levou a enfrentar o medo de furar outro dedo na máquina de costura. Obrigada Alexandra, da Saardinha pela paciência.

Foto 3 – A secar debaixo do sol da aldeia! O saco castanho é património da família. O saco das hortênsias – flor que adoro! – é da Branco Chá.

Foto 4 – O saco onde vou colocando as peças que vão deixando de fazer sentido no meu guarda-roupa, aguardando um futuro regresso do mercado de trocas Let’s Swap.

Foto 5 – Umas das minhas primeiras tentativas na personalização de um saco para o pão.

Foto 6 – O saco da Kollib que vai comigo para todo o lado. Até já andou comigo a pé pelos caminhos de Santiago.

Comentários